Foto del Curso I.M. mencionado (para verlo mejor pinchar encima) |
Os traemos aquí un escrito de Jaime Ribeiro Pereira, o director do CEF, invitándonos a celebrar con ellos sus 50º años de historia. Para alguno de nosotros este evento tiene mucho de contenidos y de recuerdos, solo bastaría con citar que en el mismo participaron, entre otros españoles, José Clemente Rubio (Canguro Veloz), Aniceto López (del Grupo Scout de Yecla) en el 7º Curso de I.M. celebrado durante los días 17 al 25 de agosto de 1974, cuando la Región de Murcia era Zona VI de la ANEDE y el Escultismo empezaba a renacer tras la prohibición franquista. Ellos, el CNE, nos abrieron sus brazos y nos acogieron y contribuyeron a nuestra formación scout y humana. Sírvanos esta pequeña introducción como recuerdo, y reconocimiento a su labor. agradecimiento.
Lechuza al acecho, Presidente de la ASRM
"O Campo-Escola de Fraião está de PARABÉNS!
Está de parabéns hoje, porque celebra 49 anos de existência. Está de parabéns nos dias que se seguem, porque assinalamos a passagem de muitos momentos que constituem a história deste campo escutista: o Centro Nacional de Formação Calouste Gulbenkian.
Convido-vos a viajar no tempo…
Há 50 anos atrás, o terreno onde se situa o Campo-Escola de Fraião foi já adquirido. Iniciaram as obras do Centro Nacional de Formação Calouste Gulbenkian, aquela que será inaugurada daqui a um ano, como a mais importante infraestrutura formativa do CNE. Daqui a uns dias, este mesmo espaço, vai receber o 1º curso de Insígnia de Madeira realizado em Portugal. É muito o SERVIÇO, o labor de todos para que tudo esteja preparado. Muitos são os que estão Alerta!
Eram por certo estas as preocupações dos Dirigentes Dr Manuel Faria, Monsenhor Américo e seus colaboradores mais próximos.
Este momento especial na vida do CNE, impele-nos na responsabilidade de sermos portadores da história, das estórias, das tradições e das vivências destes 50 anos e na transmissão dos mesmos às gerações atuais. Este facto motivou-nos a celebrar todos estes momentos e, por isso, vamos aproveitar a passagem dos 50 anos sobre a data de realização do primeiro curso de insígnia de madeira (18 a 26 de Agosto), para iniciar as celebrações das Bodas de Ouro do Campo-Escola de Fraião.
Assim, no dia a 25 de Agost o deste ano faremos a sessão de abertura das comemorações das Bodas de Ouro do Campo-Escola de Fraião.
Neste dia, passaremos em revista o passado, o presente e o futuro do Campo-Escola, tendo como linha de orientação o destaque da sua missão: “Formar os dirigentes do seu tempo”.
Responsables históricos del Campo Escola de Fraiao. |
Realizar-se-á com uma palestra moderada pelo Chefe Regional, onde serão oradores os três últimos directores do Campo-Escola. Daremos também a conhecer as linhas gerais do “programa das celebrações”, a “insígnia” das bodas de ouro e a exposição “50 anos, uma história, muitos caminhos” que irá percorrer a região estando patente nos Agrupamentos e Núcleos que a queiram acolher. Neste dia, também, abriremos o “Livro de Ouro” das celebrações, testemunho escrito e memória que perdurará no tempo.
Por agora deixo-vos o convite para vos associardes, individualmente ou em Agrupamento, a estas comemorações. Durante todo o ano podereis participar nas atividades calendarizadas ou visitar o campo-escola e realizardes a vossa própria atividade. Fareis, assim, parte da história e da memória deste meio século.
A todos aqueles que já fazem parte deste tesouro, que é a história do Campo-Escola de Fraião, dedico todos os momentos destas celebrações em forma de tributo e gratidão.
Votos de Boa Caça
Campo-Escola de Fraião, 21 de Julho de 2012
O Director do CEF
Jaime Ribeiro Pereira"
No hay comentarios:
Publicar un comentario